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Escola Municipal, voltada para o desenvolvimento educacional e pessoal de nossos alunos.

PROJETO DE INTERVENÇÃO

REELABORAÇÃO  DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA AÇÃO COLETIVA NA BUSCA PELA AUTONOMIA ESCOLAR

 
REGISTRO DO ANDAMENTO DA INTERVENÇÃO

1- ORIENTANDO(A): Simone Barbosa de Jesus
2- ORIENTADOR(A): Claudia Dias
3- ESCOLA: Municipal Primeiro de Maio.
4- PERÍODO: 03 à 16 de Setembro de 2010

AÇÕES PREVISTAS DO PROJETO DE INTERVENÇÃO

• Formação de grupo de sistematização do PPP

• Elaboração dos questionários para pesquisa com a comunidade escolar.

• Aplicação dos questionários com a comunidade escolar.

• Análise dos dados coletados.

REFLEXÕES SOBRE A INTERVENÇÃO


O processo de intervenção do projeto para a reelaboração do nosso PPP tem tido aceitação por parte dos participantes envolvidos, sendo que os mesmos tem se tornado co-responsáveis pelas ações realizadas.

A escolha do tema para o projeto de intervenção por ter sido uma escolha unânime, onde todos concordaram que a falta de um PPP que de fato fosse realizado pelas pessoas que estão envolvidas na escola e que assim pudesse ser uma identidade para a comunidade escolar mostrou ser um facilitador para a intervenção, notamos o envolvimento da escola dada à importância da reelaboração ser feita de forma coletiva.

Pelo fato da atual gestão buscar trabalhar de forma democrática e participativa, sendo o PPP, documento norteador das ações da escola, elaborado coletivamente, o grupo tem se mostrado com bastante entusiasmo e euforia quanto ao processo de elaboração.

Estamos buscando adequar a questão do tempo junto as demandas da escola para propiciar momentos de reflexão e estudo sobre o nosso PPP, visto ser esse o principal entrave para o bom andamento das ações do projeto, devido ao fato de não se poder suspender aula para nos reunir com a comunidade escolar, sendo esses encontros realizados no tempo do AC, estamos conseguindo acompanhar as datas previstas para a reelaboração do PPP.

Percebemos assim, como é importante os autores estarem envolvidos no processo para que possam atuar de forma plena e construtiva, sendo que os mesmos podem opinar, criticar e ter o direito de escolher práticas educativas prazerosas e que venham a despertar nos alunos o gosto pelo processo de ensino aprendizagem.

REGISTRO FINAL DA INTERVENÇÃO

Reelaboração do Projeto Político Pedagógico: Uma ação coletiva na busca pela autonomia escolar.

1- ORIENTANDO(A): Simone Barbosa de Jesus
2- ORIENTADOR(A): Patrícia Rosa da Silva
3- ESCOLA: Municipal Primeiro de Maio.
4- PERÍODO: 03 à 27 de Novembro de 2010

AÇÕES PREVISTAS NO PROJETO DE INTERVENÇÃO

• Reuniões com o grupo de sistematização do PPP
• Escolha do material para estudo ( livros, textos, CDs, DVDs etc.) para pesquisa com a comunidade escolar.
• Sessões de estudos teóricos para discussão do tema.
• Reunião para avaliação dos estudos realizados

REFLEXÕES SOBRE A INTERVENÇÃO

A intervenção desse projeto para a reelaboração do nosso PPP, tem proporcionado momentos para a equipe da escola se reunir em prol de um objetivo comum, discutir, debater, refletir e pensar na escola, nos nossos alunos, na comunidade em que a escola está inserida e no trabalho que realizamos.
Esse momento de diálogo na escola está sendo positivo, pois dentre outras razões podemos escutar e falar o que pensamos ser melhor para o conjunto e podemos decidir juntos o que iremos realizar em prol da melhoria de nosso trabalho.
Com esse projeto de intervenção para reelaboração do nosso PPP, estamos de fato agindo de forma participativa, com todos os representantes da escola reunidos e trabalhando para chegarmos à construção do nosso PPP, com bases legais, teoria e voltado para nossa realidade, pensando no aluno que vai aprender e ensinar no processo contínuo de aprendizagem significativa.
Estamos buscando alternativas para driblar a questão do tempo e revendo nosso calendário inicial, sem desistir do foco principal que é garantir a participação de todos na construção do PPP, pois, sem essa diretriz o mesmo perderia seu significado de existir.
Por pensarmos assim, decidimos, prolongar sua elaboração para a Jornada Pedagógica de 2011, assegurando que todos da escola possam participar ativamente de sua elaboração, sendo co-responsáveis por sua construção e portanto responsáveis por suas ações e objetivos propostos.